Família Costa Campos-Deslandes

FAMÍLIA COSTA CAMPOS
LINHA I – COSTA CAMPOS DESLANDES

4.1. Luis da Costa Campos (1712)
Familiar do Santo Ofício, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Almoxarife da Ribeira das Naus
oo Rosa Maria Maxima Viterbo da Costa Deslandes, fª de Manuel Pedro da Costa Deslandes, Juiz Corregedor do Crime, Alfama, Cav. Ordem de Cristo, e de sua mer. D. Ursula Josefa de Almeida; neta paterna de Michel Deslandes, n. Touars-Poitou, França, que passou a Portugal, em 1669, tendo-se naturalizado em 1687, ano em que foi nomeado Impressor da Casa Real (D. Pedro II), e de sua mer. Luisa Maria de La Coste, de ascendência paterna francesa. Michel Deslandes era 6º neto, por varonia, de Jacques Deslandes, Senhor de Grivelles, casado em 1472, com Reneé de Blanville, e filho de Charles de Melun (1420-1468), Barão de Normanville, Deslandes e Nantouillet, Condestável de França, Governador de Paris, etc, favorito e Camareiro de Luis XI, Rei de França.
5. Venâncio Marcelino de Campos Deslandes (1749-1809)
Corregedor do Bairro de Alfama, Juiz extravagante da Relação do Porto, Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Oo Ana Margarida Freire de Andrade, fª de João Quitério Sampaio Tavares de Sousa Cirne Freire de Andrade e de sua mer. Maria Santana Martins do Couto.
6. Manuel Venâncio Deslandes (+1833)
Juiz de Direito, Desembargador Honorário da Relação do Porto, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Morreu no Hospital da Feitoria, depois de preso no Forte de São Julião da Barra, pelas suas convicções liberais.
oo Maria Teresa Gonçalves, fª de José António Gonçalves, Secretário da Junta do Comércio, e de sua mer. Maria José Benedita dos Santos.
7.1 Manuel Venâncio Deslandes (1828), que segue
7.2.  Venâncio Augusto Deslandes (1829)
Bacharel em Medicina (UC), do Conselho de Sua Magestade, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, Administrador-Geral da Imprensa Nacional, etc
oo Matilde Rebelo Borges de Castro. Com geração em Espanha.
7.3. José Venâncio Deslandes (+1855)
Bacharel em Leis. Sem geração

7.4. Maria José Deslandes
oo António Correia Caldeira, Fidalgo da Casa Real, Par do Reino, Vogal e Conselheiro do Tribunal de Contas, soibrinho do Cardeal Saraiva (D. Frei Francisco de São Luis). Com geração em Caldeira Coelho, Belmarço Caldeira Coelho, Caldeira Coelho Futscher Pereira, etc
7.1. Manuel Venâncio Deslandes (1828)
Juiz de Direito e Delegado do Procurador Régio
Oo Ana Maria da Silva Caldas, fª de José Joaquim da Silva, Bacharel em Direito, Administrador do Concelho de Santarem, Cavaleiro da Ordem de N.Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e de sua mer. Maria Gertrudes da Silva. Além de 2 filhas sem geração teve
8. Alberto Augusto da Silva Deslandes (1865)
Coronel de Cavalaria, Comendador das Ordens de Cristo e de Avis, Cavaleiro da Águia Negra da Prússia, etc
oo 1º Carlota Teixeira de Mesquita Padrão de Azevedo; oo 2º Maria da Glória Rodrigues.  Teve um filho natural perfilhado, Alberto  Deslandes, com geração.
1º casamento
9.1. Maria Matilde Deslandes (1890)
Oo Gil Pereira Gonçalves. Sem geração
9.2. Manuel Venâncio Deslandes (1892)
Coronel de Cavalaria, Comandante do Regimento de Lanceiros 2.
Oo 1º Maria Vitória de Herédia do Amaral Cirne. Com geração em Cirne Deslandes La Grandière de Noronha, Deslandes Heitor, Deslandes Nunes Correia, Deslandes Ferreira de Almeida, Deslandes de Azevedo Maia, etc.
9.3. Maria Teresa Deslandes (1897)
Oo Eugénio de Medeiros. Sem geração
2º casamento
9.4. Luis Valentim Deslandes (1905-1968)
General do Exército (Cavalaria), Director do Colégio Militar, etc.
Oo Clélia Ribeiro Rosário, fª de Manuel José Rosário e de sua mer. Elisa Amélia Ribeiro. Com geração em Deslandes Teixeira Gomes, Deslandes Bivar de Azevedo, etc.

9.5. Maria Gabriela Deslandes (1907-2003
Oo Julio Carlos Alves Dias Botelho Moniz, General do Exército, Ministro do Interior, da Defesa Nacional, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, etc. Com geração em Botelho Moniz Cotta Dias, Botelho Moniz Feu, Serzedelo Botelho Moniz, Bravo Botelho Moniz Botelho Moniz Costa Leite Lumbralles.
9.6. Venâncio Augusto Deslandes (1909-1985)
General da Força Aérea, Embaixador em Espanha, Governador Geral e Comandante-Chefe das FA de Angola, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, etc.

Oo Inês de Vera Caldeira Leitão Pinto de Albuquerque, fª de Francisco Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque, II Conde da Borralha e de sua mer. Maria da Conceição do Casal Ribeiro de Carvalho (Chanceleiros). Com geração em Deslandes de São Payo Melo e Castro (São Payo), Simões de Almeida Deslandes, Arantes Pedroso Deslandes, Deslandes Pinto Basto, etc.

Sem comentários: